Ricardo Bastos é o novo Diretor de Assuntos Institucionais da GWM Brasil

Ricardo Bastos é o novo Diretor de Assuntos Institucionais da GWM Brasil

Autor do Post

GWM

Postado em

27 de Dezembro de 2022

Imagem principal do artigo

 

  • Com mais de 25 anos de experiência no setor, executivo já passou por Ford, Toyota e vice-presidência da Anfavea 

A GWM Brasil anuncia a chegada de Ricardo Bastos ao time para assumir a posição de Diretor de Assuntos Institucionais. Bastos vai substituir Pedro Bentancourt, que deixa a empresa para assumir um novo desafio, e se reportará diretamente ao CEO Américas, James Yang.

 

O executivo tem como missão consolidar o país como uma das mais importantes operações globais da marca, criando e fortalecendo o relacionamento com todos os públicos estratégicos, sejam do âmbito público, privado ou do terceiro setor.

 

Bastos é economista e agrega à GWM Brasil mais de 25 anos de experiência no segmento automotivo, atuando como interlocutor e responsável pela condução de negociações com governo e pelo relacionamento com autoridades, imprensa e outros stakeholders. Com passagens pela Ford e Toyota, participou de momentos decisivos dessas empresas e de projetos de expansão e construção de novas fábricas no Brasil.

 

O executivo também foi vice-presidente da Anfavea por 14 anos, onde atuou na formulação de políticas públicas e regimes para o setor automotivo, com destaque para o Inovar-Auto e o Rota 2030.

 

Na área tecnológica, Bastos foi um dos responsáveis pela estratégia de eletrificação e introdução no país de veículos híbridos flex. Também atuou na área ambiental e de ESG, participando da criação e ocupando a presidência da Fundação Toyota do Brasil, por sete anos.

 

“Considero o projeto da GWM para o Brasil o mais desafiador da minha carreira, e com uma visão importante de integração com o país, com especial atenção às pessoas e consumidores brasileiros, à sociedade e ao meio ambiente”, afirma Ricardo Bastos.

 

GWM no Brasil e no mundo

Posicionada como uma companhia global, inteligente e tecnológica, a GWM investirá nos próximos 10 anos mais de R$ 10 bilhões na sua operação no Brasil, que terá apenas SUVs e picapes eletrificados e conectados. A fábrica da GWM em Iracemápolis (SP) terá sistema de produção inteligente e capacidade de produção instalada de 100 mil veículos por ano. 

O primeiro modelo comercializado no Brasil será o SUV híbrido Haval H6, cuja pré-venda terá início no primeiro trimestre de 2023. A rede de 50 pontos de vendas e serviços da GWM será inaugurada no primeiro semestre do ano que vem.

Maior empresa automotiva chinesa de capital 100% privado, a GWM é a quarta maior fabricante mundial de picapes médias, segmento que ela lidera na China há 24 anos consecutivos, onde tem uma participação acima de 50%. A montadora também é líder de vendas entre os SUVs médio no maior mercado do mundo por 11 anos. A empresa tem uma atuação global que envolve mais de 60 países, 70 mil funcionários e oito centros de P&D (Pesquisa e Desenvolvimento) ao redor do mundo.