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Tecnologia de eletrificação

Juliette e a GWM Brasil voltaram para tirar todas as dúvidas dos próprios consumidores sobre eletrificação. Assista a segunda temporada da websérie ‘’Perguntas Eletrificadas, Respostas Desenroladas’’.

Quando você viaja em um carro a combustão, por exemplo, precisa checar óleo, combustível e mais uma série de coisas. Agora, quando se trata de uma viagem com um carro elétrico ou híbrido, é um pouco mais simples. Basta traçar a rota até o destino e verificar onde tem pontos de recarga no caminho. Inclusive, existem apps de GPS que contam com essa função.

Outra opção é recarregar o Haval H6 ou ORA 03 em uma tomada de 220 volts, se precisar, com um carregador portátil que vem juntamente com o carro.

Obs.: No caso da corrente suportada, a corrente comum residencial, de 20 amperes, é indicada para a recarga de veículos elétricos, podendo ser ligados diretamente na tomada de 3 pinos e sempre seguindo as normas NBR 14136 - Plugues e tomadas para uso doméstico e análogo até 20 A/250 V em corrente alternada NBR 5410 - Instalações elétricas de baixa tensão NBR 17019 - Instalações elétricas de baixa tensão - Requisitos para instalações em locais especiais - Alimentação de veículos elétricos.

O tempo de recarga aproximado está sujeito a variações que podem ocorrer durante a recarga, como: capacidade e porcentagem da bateria, oscilação da rede elétrica, limitação do veículo, temperatura ambiente e das baterias, entre outras.

Vale lembrar que, se a viagem for com um carro híbrido-plugin, existem três opções: dirigir no modo 100% elétrico, gasolina ou no modo híbrido inteligente.

Sim. Se a bateria do carro elétrico não tiver carga suficiente para alimentar o sistema, o veículo pode parar. Por isso, é importante ficar de olho no status da bateria. Caso esteja baixa, recomendamos deixar o carro carregando até 100% no Wallbox ou localizar um ponto de recarga em apps que contenham essa função.

Ou em uma tomada.... com o carregador portátil que vem com o carro.

E lembrando: utilize todas as tecnologias do carro, como os 6 modos de condução, e-pedal e os vários níveis de regeneração, que também carregam a bateria durante o uso.

Apesar da manutenção do carro elétrico ser mais simples que a de um carro a combustão, somente pessoas treinadas e capacitadas devem mexer nos carros eletrificados. Por isso, é importante procurar uma das mais de 70 concessionárias GWM espalhadas pelo Brasil e fazer uma manutenção com toda segurança e transparência. Assim, você não tem nenhuma surpresa para fazer sua revisão programada.

*5 anos de revisão grátis ou 48.000 km válido para os modelos ORA 03 GT e Skin. Não incluso para outros produtos da GWM.

Ao contrário do que muita gente pensa, a bateria do carro elétrico não vicia. E mesmo depois de 8 anos, quando termina a garantia, ela continua funcionando normalmente, podendo durar uns 15 anos ou até mais. A única diferença é que a bateria vai armazenar um pouco menos de energia, mas não afeta em nada o desempenho do carro.

As baterias do sistema elétrico que equipam os carros Haval H6 e ORA 03 GT foram projetadas para rodar aproximadamente 480.000 km, considerando a média de 10.000 km/ano. E, para o modelo Skin, foram projetadas para rodar aproximadamente 300.000 km, considerando que em média os clientes rodam 10.000 km/ano em casos de boa conservação e condições normais de utilização.

Assim como em um carro a combustão, temperaturas extremas (negativas ou positivas) podem afetar a vida útil da bateria dos carros elétricos. Isso se deve por conta do sistema de refrigeração, tanto pelo uso do ar-condicionado como pelo sistema de refrigeração da bateria. Agora, quanto à vida útil da bateria, ela só será afetada se o carro ficar um bom tempo exposto a temperaturas extremas.

Existem 3 tipos de carregadores. O portátil, que vem de fábrica juntamente com o carro, dá para levar a qualquer lugar e, se precisar, na emergência, é só ligar numa tomada de 220 volts e carregar o carro lentamente. A segunda opção é o Wallbox, que pode ser instalado em residências e é o mais usado também em shoppings, prédios comerciais e outros pontos. Esses contam com uma potência maior que a dos carregadores portáteis. E, por fim, existem os pontos de recarga rápida que, em aproximadamente 40 minutos, carregam 100% da bateria.

Obs.: No caso da corrente suportada, a corrente comum residencial, de 20 amperes, é indicada para a recarga de veículos elétricos, podendo ser ligados diretamente na tomada de 3 pinos e sempre seguindo as normas NBR 14136 - Plugues e tomadas para uso doméstico e análogo até 20 A/250 V em corrente alternada NBR 5410 - Instalações elétricas de baixa tensão NBR 17019 - Instalações elétricas de baixa tensão - Requisitos para instalações em locais especiais - Alimentação de veículos elétricos. O tempo de recarga aproximado está sujeito a variações que podem ocorrer durante a recarga, como: capacidade e porcentagem da bateria, oscilação da rede elétrica, limitação do veículo, temperatura ambiente e das baterias, entre outras.

Quando falamos de carros híbridos, estamos nos referindo a veículos que possuem dois tipos de motor: um a combustão e um elétrico.

Por possuírem um motor a combustão, não dependem de tomada para funcionarem. Assim, é possível reunir o melhor dos mundos:

  • Sustentabilidade: pois o consumo e emissão de poluentes é bem menor
  • Liberdade: Você pode percorrer longas distâncias sem a dependência de um carregador

 

Já quando nos referimos aos carros elétricos, estamos falando de um veículo que não utilizam nenhum combustível além da energia elétrica. Com isso, tem as seguintes vantagens

  • Baixo custo de manutenção: por esses carros não terem motor a combustão
  • Economia e mobilidade urbana: custo de locomoção baixíssimo, sendo ideal para andar num perímetro urbano.

A manutenção de carro elétrico é bem mais desenrolada porque não tem aquela parte de troca de lubrificantes e suas peças relacionadas. E mesmo no híbrido, como o motor elétrico faz boa parte do trabalho, o desgaste das peças é bem menor. Com relação aos custos da troca da bateria, os clientes não precisam se preocupar. São 8 anos de garantia, além de 2 anos de garantia de proteção total, incluindo mau uso.

As baterias têm uma vida útil de 8 anos. Depois disso, ela segue funcionando, entretanto começa a perder a sua capacidade de armazenar energia. Porém, ela continua funcionando normalmente até mais de 15 anos. Além disso, as baterias não viciam. O que vicia é a praticidade do carro elétrico.

A desvalorização dos híbridos e elétricos é a mesma de um carro a combustão. Depois de muito, muito tempo de uso, de 8 a 10 anos, a bateria passa a funcionar com cerca de 80% da capacidade de armazenamento, o que não vai afetar em nada o desempenho. Resumindo: sabe aquele papo de “usado com cara de novo”? Aqui é real.

A conta é simples e a economia é grande. Por exemplo, para encher um tanque de 50 litros, que dá mais ou menos para rodar uma semana em uma cidade como São Paulo, você gasta em média 300 reais. Já em um híbrido, mais especificamente no Haval H6 HEV, o custo cai para 210 reais. E quanto mais eletrificado, melhor. Nos nossos modelos plug-in, o valor pode chegar até a 110 reais. Bem mais barato, né? Mas a economia não para por aí. No ORA 03, que é 100% elétrico, o valor cai ainda mais: apenas 74 reais, ou seja, 1 ⁄ 4 do valor do tanque de gasolina.

Sim, os veículos 100% elétricos não emitem poluentes e quando abastecidos com energia renovável, o que é abundante no Brasil com + de 80% de sua matriz de energia renovável, se torna ainda mais sustentável para o meio ambiente. Demais, né?

Mas e a bateria, dá pra reciclar?

Claro, hoje já existem empresas que estão trabalhando no processo de logística reversa, isso inclui a reciclagem de baterias de íons de lítio através de processos sustentáveis como a hidrometalurgia.

Mito. Porém, utilizando a programação de carregar até 90% pode-se estender sua vida útil.

A GWM conta com 3 tipos de tecnologia. Dá uma olhada:

Arrow Left
 
Arrow Right

Combina um motor de combustão (gasolina) e motor elétrico. A bateria é carregada pelo motor a combustão e através da frenagem regenerativa. O desempenho da bateria permite rodar alguns quilômetros no modo totalmente elétrico, porém não é possível selecionar o modo de condução 100% elétrico.

É a combinação de motor de combustão e motor elétrico. A bateria é carregada a partir de uma fonte externa (tomada de carregamento), por meio de frenagem regenerativa e do motor a combustão. O desempenho da bateria permite rodar no modo 100% elétrico por determinada distância. No nosso caso, mais de 100km*.

É o tipo de veículo que é movido unicamente por eletricidade, como o ORA 03. Esses veículos possuem uma autonomia no modo elétrico maior em relação aos modelos híbridos e além de oferecer uma condução extremamente silenciosa e confortável, conseguem entregar a potência e torque de forma instantânea.

Depende da tecnologia de cada carro.
Os carros da GWM podem ser carregados nos tempos de:

Linha Haval com a tecnologia plug-in (PHEV)
Haval H6 PHEV e GT 10% – 80% em aprox. 29 min

Linha Ora 03 – 100% Elétrico
Ora Skin – 30% - 80% aprox. 30min
Ora 03 GT – 30% – 80% aprox 40min

Esse curto tempo de recarga é graças à capacidade do carro poder carregar em carga rápida.

O que é a regeneração de energia? Se a bateria acabar 100% ele não anda mais, mesmo na gasolina?

Todos os carros da GWM têm outra opção de recarga mesmo durante o uso. Enquanto você estiver dirigindo, ao pisar no freio a bateria é recarregada.

Na linha Haval, se a bateria acabar, você anda normalmente com o motor a combustão. Já na linha ORA 03 isso não é possível, pois são 100% elétricos e não possuem outra fonte de energia além da bateria.

E quanto roda o carro elétrico?

Confira a autonomia dos carros da GWM no modo elétrico:
- Haval H6 PHEV e GT – bateria de 34 kWh, capaz de rodar mais de 100km
- Ora 03 Skin – bateria de 48 kWh, capaz de rodar 232 km
- Ora 03 GT – bateria de 63 kWh, capaz de rodar 319 km

Quanto tempo para carregar, imagem ilustrativa

Até nisso os carros híbridos e elétricos são desenrolados. Eles são livres do rodízio em São Paulo. Já sobre o IPVA, depende de cada estado, alguns com isenção total ou parcial do imposto

Carros elétricos normalmente têm duas baterias. A de baixa tensão (12V) é responsável pela partida do veículo e caso ela venha a descarregar, você poderá recarrega-la com outra bateria. No caso da linha ORA 03, você não precisa se preocupar pois o carro monitora a bateria e a carrega automaticamente.

Existem 3 tipos de carregadores: o portátil ou de emergência que acompanha o veículo e pode ser ligado em uma tomada comum 220v; a Wallbox, que pode ser instalado na sua residência, shoppings e outros locais, que ainda carrega lentamente, porém com mais potência que o carregador portátil; e os carregadores rápidos, aparelhos mais caros e que geralmente são encontrados em rodovias ou postos.

O custo para instalar um carregador Wallbox em sua residência varia de acordo com a infraestrutura que existe em cada local, um custo médio estimado de um carregador mais a instalação fica entre 8k e 10k reais.

Quantos pontos de carregamento existem no Brasil?

Hoje no país, de acordo com alguns estudos, há mais de 4mil carregadores públicos no país.

Bateria de carro eletrificado pega fogo?

A bateria do carro elétrico é segura, passa por diversos tipos de testes rigorosos e homologações para poder ser utilizada em veículos, inclusive em testes de calor. Obviamente como motores a combustão, em alguns casos pode haver reações que podem causar incêndio, porém, um ponto importante, que em caso de colisão, todo o sistema elétrico do carro é desativado automaticamente para evitar incêndio.

Tipo 2
(AC - Lento)

CCS2 - Tipo 2
(DC - Rápido)

O A/C está ligado ao sistema de alta tensão e ele consome energia da bateria maior do veículo, já os outros itens (módulos em geral) estão ligados ao sistema de baixa tensão (12V) e podem descarregar essa bateria se usados em excesso e com veículo desligado

Para o veículo híbrido plug-in não é necessário encher o tanque de gasolina, é até recomendado que deixe apenas um pouco de gasolina no tanque para o uso diário, que em sua maioria utilizará o modo 100% elétrico e só abasteça o tanque de combustível com mais litros quando for necessário para deslocamentos/viagens mais longas.

Não, o carro não atrai raios.

Os carros elétricos podem ser lavados normalmente.

Sim, os carros podem ser carregados na chuva pois os sistemas são todos protegidos.

Se utilizado equipamentos de carregamento adequado não existe risco de tomar choque.

Não, somente pessoas capacitadas devem mexer nos carros elétricos

Da mesma maneira que um carro tradicional.

Dicas para prolongar
a vida da sua bateria

 
  • Em caso de necessidade de deixar o veículo parado, recomendamos deixar com a bateria com a carga em aproximadamente 50%
  • Evitar estacionar o veículo em lugares abertos com grande exposição ao sol e altas temperaturas. (Em dias quentes, estacionar em lugares cobertos.)
  • Evitar deixar o carro sem uso por mais de 40 dias
  • Nunca deixar a bateria totalmente descarregada por mais de 40 dias
  • Não deixar o carro parado por um longo período com a bateria descarregada
  • Não ficar rodando somente com gasolina
  • Evitar a descarga total e carregamento total em caso de carregamentos diários
  • Evitar utilizar somente recarga ultrarrápidas (DC) devido ao aquecimento da bateria
 
*Valores seguindo as regras do PBEV (Programa Brasileiro de Etiquetagem Veicular) do INMETRO, que aplica uma redução de 30% (trinta por cento) sobre o valor da autonomia verificada no teste de laboratório. Veja o resultado clicando  aqui